notícias sobre a natureza

      Arábia Saudita vai inaugurar parque de diversões sobre plataforma de petróleo

      O país do Oriente Médio anunciou planos para transformar uma plataforma de petróleo em um “parque radical” e resort de 150 mil metros quadrados localizado no Golfo Pérsico. Financiado pelo Fundo de Investimento Público (FIP) da Arábia Saudita, o projeto chamado de “The Rig” consistirá em três hotéis e 11 restaurantes distribuídos por uma série de plataformas interconectadas, bem como montanhas-russas e atividades repletas de adrenalina, como bungee jumping e skydiving.

      Uma versão da futura atração, cujo objetivo é “oferecer uma variedade de opções de hospedagem, aventuras e esportes aquáticos”, juntamente com um vídeo promocional, foi divulgada no início do mês. “Este projeto é uma atração turística única que deve atrair visitantes de todo o mundo”, afirma um comunicado do FIP. A data de conclusão do empreendimento ainda não foi estabelecida.

      Descrita como o “primeiro destino turístico do mundo inspirado em plataformas de petróleo offshore”, a atração está sendo desenvolvida em conformidade com a estratégia de longo prazo denominada Visão Saudita 2030, que visa transformar a Arábia Saudita em um importante destino turístico internacional e diversificar sua economia.

      Embora milhões de visitantes religiosos façam a peregrinação para a cidade sagrada saudita de Meca todos os anos, as leis conservadoras do país, que restringem as liberdades das mulheres, e seu histórico problemático de direitos humanos tornam-no um destino pouco atraente para muitos visitantes internacionais.

      No entanto, o país está determinado a se reposicionar como um polo global atraente, capaz de competir com rivais próximos como Dubai, Abu Dhabi e Omã. Sua meta é atrair 100 milhões de turistas por ano a partir do final da década.

      No início do ano, planos para uma segunda companhia aérea nacional – o atual transportador do reino é a Saudia, anteriormente conhecida como Saudi Arabian Airlines – e um investimento de 147 bilhões de dólares em transporte e logística ao longo de nove anos foram confirmados pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman. As notícias sobre o projeto surgem apenas alguns meses após o anúncio dos planos para o parque temático Six Flags em Qiddiya, que está sendo construído como parte de uma nova cidade nos arredores da capital, Riad, e abrigará a montanha-russa mais rápida do mundo quando for lançada em 2023.

      Hi, I’m Luiz